Busca avançada
Ano de início
Entree

O itinerário oswaldiano: a construção da ideia antropofágica

Processo: 00/11118-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Antonio Celso Ferreira
Beneficiário:Luiz Gustavo Bersouza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade nacional   Antropofagia   Antropologia

Resumo

O escritor Oswald de Andrade (1890-1954) notabilizou-se, entre outras coisas, pela utilização da idéia antropofágica para a elaboração de sua literatura. Este pensamento, no entanto, extrapolava os limites propriamente literários de sua obra e serviu como pedra de toque para uma reflexão ético-filosófica, que procurava pensar a questão da identidade nacional sob o prisma da decoração cultural. Em vários momentos de sua trajetória artística, Oswald guiou-se pelo desenvolvimento de suas teses sobre a Antropofagia (destacando-se a criação da "Revista da Antropofagia e seus últimos escritos mais ligados à filosofia), tentando esboçar uma base teórica para seu pensamento utópico que tomava o Brasil como o centro dessa nova filosofia da decoração; para concretizar tal empreendimento, o autor modernista serviu-se dos escritos de uma série de autores que pudessem se coadunar a seus preceitos antropofágicos e lhes dar uma consistência concreta. Este projeto pretende realizar uma garimpagem dessas fontes bebidas pelo escritor, para que se possa efetuar um diálogo entre elas e os próprios escritos de Oswald de Andrade. Com efeito, se perseguirá o entendimento da construção da idéia antropofágica na obra do autor paulista, buscando, também, a interpretação daquelas suas escolhas literárias, políticas e filosóficas segundo a conjuntura histórica sob a qual estava inserida sua atuação artística ao longo dos primeiros decênios do século XX no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERSOUZA, Luiz Gustavo. Banquete de carne humana: a construção da idéia antropofágica na obra de Oswald de Andrade. 2003. 158 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Faculdade de Ciências e Letras Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.