Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguagem do E no ensino de ciências: o conhecimento biológico e as interações em sala de aula

Processo: 99/09950-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Beneficiário:Daniela Lopes Scarpa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de biologia   Ensino de ciências   Discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Discurso | Ensino | Ensino De Biologia | Ensino De Ciencias | Linguagem

Resumo

O objetivo do presente trabalho é entender as relações entre o discurso e a construção de conhecimento em aulas de Ciências, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, de modo a propiciar aos professores desta disciplina elementos para a sua reflexão e prática. Assim, a partir da articulação dos referenciais teóricos de Vygotsky e Bakhtin, pretende-se estudar as interações em salas de aula de ciências da primeira fase do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, privilegiando-se para análise tópicos relacionados a temas biológicos. O foco é situado no processo que ocorre enquanto alunos e professores participam conjuntamente de algumas situações que ocorrem em sala de aula, através do movimento discursivo (ações verbais e não verbais) destes sujeitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)