Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de genes de Xylella fastidiosa regulados por quorum-sensing

Processo: 99/03162-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marcio Rodrigues Lambais
Beneficiário:Leandra Maria Scarpari
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Clorose variegada dos citros   Percepção de Quorum   Xylella fastidiosa

Resumo

As investigações sobre o desenvolvimento da CVC, doença que causa grandes prejuízos aos citricultores do Estado de São Paulo, serão facilitadas pelas informações geradas pelo Projeto Genoma X. fastidiosa da FAPESP. Com base no fato que plantas infectadas por Xf podem demonstrar sintomas da doença um longo tempo após a infecção, pode-se supor que o desenvolvimento da doença depende da ativação de genes específicos regulados por "quorum-sensing", mecanismo comum entre bactérias gram-negativas, que permite o monitoramento da densidade celular em diferentes condições ambientais. O presente projeto tem como objetivo identificar genes de Xf regulados por "quorum-sensing". Para tal, Xf será cultivada em baixa e alta densidades celulares. O RNA total será extraído e utilizado para síntese de Ia fita de cDNA marcada, que será utilizada como sonda para hibridização com ORFs de Xf. As ORFs com expressão induzida sob alta densidade celular serão utilizadas como sondas em ensaios de Northen blots para confirmar a expressão diferencial. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCARPARI, Leandra Maria. Modulação da expressão de genes de patogenicidade putativos em Xylella fastidiosa sob condições de baixa e alta densidade celular.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.