Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de patógenos no sêmen bovino pela técnica de multiplex-PCR fluorescente

Processo: 01/05486-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Fernando Garcia
Beneficiário:Francisca Elda Ferreira Dias
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil

Resumo

Diversos relatos científicos indicam a possibilidade de que o sêmen infectado com agentes patogênicos possa disseminar doenças entre rebanhos pelo uso da inseminação artificial. Este projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento da técnica de multiplex-PCR fluorescente para melhorar a eficiência do diagnóstico de Cámpylobacter fetus, Brucella abortus, Tritrichomonas fetus, Leptospira sp, Haemophilus somnus e Chlamydia sp. no sêmen bovino, num único teste. A determinação da concentração mínima dos patogenos no sêmen para que a técnica multiplex-PCR fluorescente seja eficiente será realizada pela diluição seriada dos microorganismos no sêmen obtidas de coleções de referência. O DNA das amostras contendo sêmen e microorganismo será purificado e avaliação da sensibilidade e especificidade será realizada usando oligonucleotídeos iniciadores específicos para cada patógeno, para amplificação por PCR. A reação de multiplex-PCR será realizada em um termociclador de temperatura programável e a visualização dos produtos amplificados será feita por eletroforese em gel de agarose 2% corado com brometo de etídeo e seqüencialmente em equipamento automático de análise de fragmentos de DNA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCA ELDA FERREIRA DIAS; CÁRIS MARONE NUNES; TÂNIA VASCONCELOS CAVALCANTE; ANDRÉA AZEVEDO PIRES DE CASTRO; JORGE LUIS FERREIRA; JOSÉ FERNANDO GARCIA. PCR fluorescente associada à eletroforese capilar como ferramenta de diagnóstico de bactérias no semen. Ciênc. anim. bras., v. 14, n. 3, p. 366-372, Set. 2013.
DIAS‚ F.E.F.; AOKI‚ S.M.; MESQUITA‚ L.G.; NUNES‚ C.M.; GARCIA‚ J.F. Detecção de Leptospira pomona em sêmen bovino por eletroforese capilar fluorescente. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 43, n. 3, p. 394-399, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Francisca Elda Ferreira. Detecção de patógenos no sêmen bovino pela técnica de PCR multiplex fluorescente. 64 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.