Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação do sistema histaminérgico sobre os processos de aprendizagem e memória: uma abordagem comportamental e neuroquímica

Processo: 00/09022-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 09 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Carla Christina Medalha
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

A histamina é um neurotransmissor produzido no núcleo túbero-mamilar do hipotálamo basal. Em peixes, estas células enviam projeções ao telencéfalo ventralmente, correspondendo ao feixe prosencefálico dos mamíferos. Muitos estudos sugerem a ação de drogas anti-histaminérgicas sobre os processos de reforço e aprendizagem, com resultados contraditórios. A possível interação do sistema histaminérgico com outros sistemas neurotransmissores como o serotoninérgico e o dopapinérgico também podem ser causas dos resultados contraditórios encontrados na literatura. O objetivo do presente estudo é observar o efeito do sistema histaminérgico sobre os processos de aprendizagem e memória em peixes da espécie Carassius auratus, e a possível interação dos sistemas histaminérgico e dopaminérgico. Para este propósito serão feitos dois experimentos. Investigaremos os efeitos da estimulação e da inibição farmacológica do sistema histaminérgico sobre a aprendizagem com reforço positivo em um labirinto em cruz através da injeção de fármacos histaminérqicos e a influência do sistema dopaminérgico nesta aprendizagem, através do pré-tratamento com haloperidol (antagonista do receptor D1 dopaminérgico). Será feita uma análise por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) com detecção eletroquímica, para se determinar os efeitos da drogas histaminérgicas (CPA e L-histidina) injetadas perifericamente, sobre os níveis cerebrais de monoaminas (DA, 5-HT) e seus metabólitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDALHA‚ C.C.; MATTIOLI‚ R. Involvement of the histaminergic system on appetitive learning and its interaction with haloperidol in goldfish. Neuroscience Letters, v. 418, n. 2, p. 195-200, 2007.
MEDALHA‚ C.C.; SANTANGELO‚ E.M.; MATTIOLI‚ R. Neurochemical analysis of brain monoamines after-histidine and chlorpheniramine administration in goldfish. Neuroscience Letters, v. 349, n. 3, p. 179-182, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.