Bolsa 01/14427-9 - Comunicação social, Comunicação intercultural - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O rádio entre o local e o global: fluxo, contrafluxo e identidade cultural na internet

Processo: 01/14427-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Anamaria Fadul
Beneficiário:Fernando Kuhn
Instituição Sede: Faculdade de Comunicação Multimídia. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação social   Comunicação intercultural   Internet   Identidade cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao Internacional

Resumo

A pesquisa tem o intuito de aferir se o advento da transmissão radiofônica através da Internet exerce alguma influência sobre o sentido dos fluxos internacionais de comunicação, e de acompanhar como se dá a inserção das webrádios na dinâmica que envolve as instâncias global e local. Combinando métodos quantitativos e qualitativos, promove em sua primeira etapa um levantamento que visa identificar manifestações de natureza local no conteúdo veiculado por 375 webrádios de 134 países, com base em informações constantes de seus respectivos sites. A etapa qualitativa desenvolve-se por meio de estudos de caso, com a utilização de entrevistas, consulta documental e audição de programas de quatro webrádios selecionadas a partir dos subsídios encontrados na fase anterior. Completando a triangulação das metodologias, o conteúdo da programação é analisado em perspectiva com a teoria da glocalização formulada por ROBERTSON (1995), dos fluxos midiáticos estudados por NORDENSTRENG & VARIS (1974), da radiodifusão internacional de que se ocuparam HAMELINK (1983), MAYO (1980), BROWNE (1982) e KUHN (2000), e ainda da comunicação intercultural perscrutada por SITARAM & COGDELL (1976) e SAMOVAR & PORTER (1997). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)