Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da morfologia de misturas poliméricas ternárias em função da tensão interfacial entre seus componentes

Processo: 99/12332-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Nicole Raymonde Demarquette
Beneficiário:Augusto Teruo Morita
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Blendas   Homopolímeros   Copolímeros   Miscibilidade   Análise térmica

Resumo

Neste trabalho será estudada a morfologia e a miscibilidade de blendas poliméricas de homopolímeo de PS e copolímero de SBS. A preparação da amostra será feita pelo método da dissolução comum em solvente. Através do estudo das temperaturas de transição vítrea obtidas via análise térmica será estudado o grau de miscibilidade da blenda. Através das técnicas de microscopia eletrônica de transmissão e espalhamento de raios x a baixo ângulo será estudada a morfologia e miscibilidade das blendas poliméricas. Os objetivos específicos do projeto são estudar o efeito do: solvente utilizado para preparação da blenda, da arquitetura do copolímero, do peso molecular do homopolímero e do tempo de secagem das blendas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORITA‚ A.T.; TOMA‚ M.S.; PAOLI‚ M.A.D. Low cost capillary rheometer‚ transfer molding and die-drawing module. Polymer Testing, v. 25, n. 2, p. 197-202, 2006.
AUGUSTO T. MORITA; MÁRIO S. TOMA; MARCO-AURELIO DE PAOLI. Módulo de reometria capilar e auto-reforçamento de baixo custo. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 15, n. 1, p. 68-72, Mar. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.