Busca avançada
Ano de início
Entree

Leprose dos citros: mapeamento genético e expressão diferencial de genes em laranja, tangor e híbridos

Processo: 01/08181-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Machado
Beneficiário:Marinês Bastianel
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Neste projeto propõe-se avaliar a resistência à eprose em laranja doce tangor e uma progênie de híbridos F1. Para tanto serão construídos mapas de ligação dos parentais através da estratégia de 'pseudo-testcross' com auxílio de marcadores AFLP e SSR. Características fenotípicas, como número e tamanho de lesões, serão também inseridas no mapa, o que possibilitará avaliar a ocorrência de herança qualitativa ou quantitativa à doença. A partir de híbridos mais contrastantes e os parentais serão construídas bibliotecas supressivas de hibridação subtrativa em condições de infecção com o vírus da leprose. Genes subtraídos serão clonados, seqüenciados e analisados quanto à similaridade com outros conhecidos. Aqueles com potencial de serem associados à resistência em tangor terão suas regiões promotoras clonadas e seqüenciadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASTIANEL, Marinês. Resistencia a leprose e a mancha marrom de alternaria em citros : caracterização de hibridos, herança, mapeamento genetico e expressão genica. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.