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Aplicação do método de malha de vórtices não-estacionário na análise de flutter

Processo: 00/00361-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Pesquisador responsável:Eduardo Morgado Belo
Beneficiário:Guilherme Ribeiro Benini
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade   Flutter atrial   Vórtices   Desenvolvimento de software

Resumo

A aeroelasticidade é uma área de estudo multidisciplinar que envolve as interações entre forças inerciais, elásticas e aerodinâmicas. Problemas aeroelásticos em aeronaves foram percebidos desde os primeiros vôos de que há relatos e um dos mais completos relatos históricos sobre o tema pode ser encontrado em GARRICK & REED (1981). Um dos fenômenos aeroelásticos mais importantes é denominado flutter, e é este que será estudado neste trabalho. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de um programa computacional para a determinação das velocidades e freqüências de flutter em superfícies de sustentação fixas. Além da análise e da determinação das características modais usando um método de elementos finitos o Método de Malha de Vórtices Não-Estacionário será utilizado para determinação do carregamento aerodinâmico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
G. R. BENINI; E. M. BELO; F. D. MARQUES. Numerical model for the simulation of fixed wings aeroelastic response. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 26, n. 2, p. -, Jun. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENINI, Guilherme Ribeiro. Modelo numérico para simulação da resposta aeroelástica de asas fixas. 2002. 80 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

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