Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de vigas de madeira de seção composta com alma em chapa de compensado

Processo: 94/04163-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1995
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1997
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Nilson Tadeu Mascia
Beneficiário:Cláudia Lúcia de Oliveira Santana
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Compensado   Vigas   Madeira

Resumo

As vigas de seção composta são uma alternativa às vigas de seção maciça. Cada elemento, da seção cumpre a função para a qual é mais adequado. No caso de dois materiais as abas são de madeira maciça e a alma de compensado. A ligação entre estas partes é feita por pregos, constituindo-se numa ligação deformável, com cálculo de dimensionamento complexo. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um desenvolvimento teórico associado a uma investigação experimental do assunto em questão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASCIA, NILSON TADEU; DE OLIVEIRA SANTANA, CLAUDIA LUCIA. Remarks on the slip modulus of nailed connections for linear analysis of plywood timber beams. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 23, n. 8, p. 2731-2737, AUG 2009. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.