Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca de substâncias antitumorais e antifúngicas através de estudo fitoquímico biomonitorado em Cryptocarya moschata e Cryptocarya aschersoniana (Lauraceae)

Processo: 02/02896-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Alberto José Cavalheiro
Beneficiário:Marcelo Telascrêa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoquímica   Lauraceae   Antineoplásicos   Antifúngicos

Resumo

O projeto prevê o fracionamento biomonitorado de extratos de Cryptocarya aschersoniana e de dois quimiotipos de C. moschata (Lauraceae), com o intuito de identificar os princípios ativos relacionados às atividades fungitóxicas e antiproliferativas verificadas nos extratos brutos. A atividade antifúngica será monitorada por bioautografia utilizando os fungos Cladosporium sphaerospermum e C. cladosporioides, e por inibição de crescimento de Aspergillus spp e Fusarium spp, em meio de cultura. Atividade antitumoral será avaliada através de leveduras mutantes de Saccharomyces ceraviseae e da atividade antiproliferativa, utilizando o método da sulfarrodamina B (SRB), em nove linhagens tumorais humanas: K-562 (leucemia), MCF-7 (mama), NCI-ADR (mama, expressando fenótipo de resistência múltipla às drogas), NCI-460 (pulmão), UACC-62 (melanoma), HT-29 (cólon), PC-03 (próstata), 786 (renal) e OVCAR-05 (ovário). Para as frações e substâncias ativas serão avaliadas as concentrações inibitórias mínimas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TELASCRÊA, Marcelo. Busca de substâncias antitumorais e antifúngicas através do estudo fitoquímico biomonitorado em Crytocarya mandioccana e Cryptocaryamoschata (Lauraceae). Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.