Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro e in vivo de fármacos e compostos alternativos contra Leishmania spp. livres ou incluídos em lipossomos irradiados por cobalto 60

Processo: 99/08491-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Heitor Franco de Andrade Junior
Beneficiário:André Gustavo Tempone Cardoso
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Com o aumento dos casos de Leishmaniose em todo o mundo, como no Brasil, a OMS incluiu a doença dentre as seis mais importantes. Devido ao aumento dos casos de resistência ao tratamento utilizado, assim como a alta toxicidade das drogas e seus acentuados efeitos colaterais, os quais muitas vezes, impedem o uso de determinadas drogas em pacientes, por exemplo, imunodeprimidos, faz-se necessário a pesquisa de novas drogas. Este projeto visa pesquisar fármacos e compostos com ação anti-Leishmania, como o antimonial pentavalente (Glucantime) ou a Pentamidina, e enzimas produtoras de peróxido de hidrogênio, encapsulados em lipossomos. A radiação será utilizada para esterelização e modificação da estrutura do lipossomo, visto que substâncias oxidadas através da radiação ionizante são preferencialmente captadas por fagócitos mononucleares, via receptores específicos. Assim, espera-se obter compostos estéreis de ação antiparasitária, sendo dirigidos especificamente às células-alvo (macrófagos). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEMPONE‚ AG; TREIGER BORBOREMA‚ SE; DE ANDRADE‚ HF; DE AMORIM GUALDA‚ NC; YOGI‚ A.; SALERNO CARVALHO‚ C.; BACHIEGA‚ D.; LUPO‚ FN; BONOTTO‚ SV; FISCHER‚ DCH. Antiprotozoal activity of Brazilian plant extracts from isoquinoline alkaloid-producing families. Phytomedicine, v. 12, n. 5, p. 382-390, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.