Busca avançada
Ano de início
Entree

Cristalografia de raios-X de proteases de HIVs e seus complexos com inibidores

Processo: 00/03674-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Mario Sanches Matilde Junior
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Peptídeo hidrolases   Inibidores enzimáticos   HIV-2

Resumo

A AIDS pode ser considerada como uma das mais graves epidemias da história, expandindo-se velozmente, não respeitando quaisquer fronteiras. Esta síndrome é causada por tipos de retrovirus conhecidos como HIV-1 ("Human Imunodeficlency Virus") e HIV-2. O trabalho envolve a clonagem, a expressão e a purificação de proteases de variantes de subtipos de HIVs existentes no Brasil, bem como a análise cristalográfica de proteases selvagem e mutantes na ausência e na presença de inibidores novos e comerciais, visando o entendimento das interações entre os inibidores e as proteases de modo a melhor poder-se indicar determinados inibidores a proteases resistentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, NÁDIA HELENA; CALAZANS, ALEXANDRE; BRINDEIRO, RODRIGO DE MORAES; TANURI, AMILCAR; ANTUNES, OCTAVIO AUGUSTO CEVA; POLIKARPOV, IGOR; SANCHES, MARIO. Crystallization of a non-B and a B mutant HIV protease. ACTA CRYSTALLOGRAPHICA SECTION D-BIOLOGICAL CRYSTALLOGRAPHY, v. 60, n. 9, p. 1625-1627, Sept. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Mario Sanches Matilde. Resolução estrutural cristalográfica de proteases de HIV-1 de subtipos brasileiros e estudos estruturais da l-asparginase de Escherichia coli. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.