Busca avançada
Ano de início
Entree

Os judeus helenistas e a primeira expansão cristã

Processo: 02/04292-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Monica Selvatici
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Este projeto visa estudar a primeira expansão cristã realizada pelo grupo de judeus cristãos helenistas na década de 30 do século I d.C. O caráter inovador desta expansão reside no fato de que a pregação dos cristãos helenistas ultrapassa os limites da Palestina judaica e tem como resultado inédito as primeiras conversões de gentios (não judeus). Para tanto, analisaremos as evidências textuais e arqueológicas relativas ao Judaísmo helenístico, isto é, aquele presente na Diáspora e também na Palestina entre os séculos II a.C. e I d.C., período que tem como característica fundamental o processo de helenização sobre a região do Mediterrâneo Orientai. De igual maneira, atentaremos para os resultados recentes da pesquisa sobre o Jesus histórico de modo a identificar (ou não) relações entre a atuação missionária do grupo em questão e uma possível mensagem de abertura e universalidade presente nos ensinamentos de Jesus. As fontes utilizadas para o trabalho serão os evangelhos, o livro de Atos dos Apóstolos e as epístolas paulinas, presentes no Novo Testamento da Bíblia cristã, os textos judaicos produzidos em grego na Diáspora helenística, entre eles as narrativas 'Antiguidades Judaicas' e 'A Guerra dos Judeus contra os Romanos' de Flávio Josefo, e as evidências arqueológicas das sinagogas da Diáspora e aquelas da cidade de Jerusalém e arredores que evidenciem o processo de helenização sobre a região. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SELVATICI, Monica. Os judeus helenistas e a primeira expansão cristã : questões de narrativa, visibilidade historica e etnicidade no livro dos Atos dos Apostolos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.