Busca avançada
Ano de início
Entree

A dimensão ética e pedagógica da intuição em Bergson

Processo: 00/14363-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Franklin Leopoldo e Silva
Beneficiário:Tarcísio Jorge Santos Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ética (filosofia)   Metafísica

Resumo

Pesquisa da forma como Henri Bergson compreende a intuição enquanto elemento fundamental na estruturação de sua concepção ética e de suas reflexões de ordem pedagógica. A intuição representa uma das principais noções dentro da filosofia bergsonrana. Ela é, para Bergson, o meio de conhecimento da realidade da vida, realidade este que se apresenta essencialmente como duração ("la durée"). Tal concepção é desenvolvida por ele na obra L' Évolution Créatrice depois de refletir, a partir dos dados da experiência, sobre a evolução das formas de conhecimento na natureza. A intuição torna-se então, para Bergson, o seu método filosófico por excelência e mostra-se fundamental na estruturação de todas suas reflexões. Nosso projeto busca, num primeiro momento, delinear como Bergson considera a intuição e refletir sobre a real possibilidade de a tomarmos como um elemento fundamental na elaboração de um método rigoroso de conhecimento filosófico tal qual ele defende. Em seguida pretende determinar o papel da intuição dentro da ética bergsoníana, esclarecendo o que para Bergson representa a intuição mística ("I' intuition mystique"). Por fim, quer investigar o papel da intuição nas reflexões bergsonianas de ordem pedagógica, determinando algumas perspectivas educacionais, talvez até atuais, que podem surgir das mesmas, procurando ao mesmo tempo encontrar possíveis relações entre o potencial ético e o potencial pedagógico da intuição em Bergson. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Tarcísio Jorge Santos. O método da intuição em Bergson e a sua dimensão ética e pedagógica. 2005. 196 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.