Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação ecofisiológica do cafeeiro (Coffea spp. L.) em sistema agroflorestal e em monocultivo

Processo: 01/05218-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marcos Silveira Bernardes
Beneficiário:Ciro Abbud Righi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

A utilização de SAF peia cafeicultura pode representar o avanço desta cultura no país, aumentando a estabilidade de produção da planta, seja pela redução do estresse e conseqüente esgotamento à que está submetido o cafeeiro a pleno sol, seja pelas condições microclimáticas mais apropriadas. Este estudo visa um maior entendimento do efeito causado pela modificação das condições microclimáticas devido ao sistema agraflorestal, comparado com as culturas solteiras, e avaliando seu desempenho. Neste trabalho serão coletados dados de crescimento e rendimento das plantas e do clima através da utilização de anemômetros, radiômetros, tensiômetros e pluviômetros. Algumas respostas fisiológicas, como tipo de bebida dos grãos colhidos, resistência estomática e fotossíntese das folhas serão medidas. Os resultados serão utilizados para parametrização e avaliação de modelos matemáticos. Visamos com isso contribuir ainda mais para o entendimento das intrincadas relações existentes em uma comunidade vegetal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIGHI, Ciro Abbud. Avaliação ecofisiológica do cafeeiro (Coffea arabica L.) em sistema agroflorestal e em monocultivo.. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.