Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferências orbitais envolvendo órbitas do tipo Halo

Processo: 99/08740-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Antônio Fernando Bertachini de Almeida Prado
Beneficiário:Gislaine de Felipe
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/09290-1 - Estudo de trajetórias espaciais com o mínimo consumo de combustível, AP.JP

Resumo

Essa pesquisa pretende estudar o problema de transferências orbitais envolvendo órbitas do tipo Halo. Essas órbitas existem dentro do modelo dinâmico dado pelo problema restrito de três corpos. Esse modelo é bastante estudado na literatura e possui uma grande variedade de aplicações práticas, incluindo: estudo de perturbação de um terceiro corpo em um satélite artificial da Terra; estudo de manobras orbitais envolvendo uma passagem próxima a um corpo celeste (conhecida como manobra de swing-by); manobras completas entre a Terra e a Lua; manobras interplanetárias envolvendo trajetórias de veículos que viajam entre dois planetas do sistema solar; estudo do movimento orbital de um veículo espacial em uma órbita do tipo Halo. Essa última aplicação será a mais estudada nesse projeto de pesquisa. As órbitas do tipo Halo são órbitas de grande importância teórica e prática. Trata-se de uma órbita tri-dimensional que é executada em um plano perpendicular ao plano orbital de dois corpos massivos, em tomo de um dos pontos Lagrangeanos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPE, GISLAINE DE; PRADO, ANTONIO FERNANDO BERTACHINI DE ALMEIDA. Trajectory selection for a spacecraft performing a two-dimensional swing-by. Advances in Space Research, v. 34, n. 11, p. 2256-2261, July 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.