Busca avançada
Ano de início
Entree

Heterose materna e individual sobre o ganho de peso pré desmama em bovinos Nelore X Hereford e Nelore X Angus

Processo: 98/04822-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia
Pesquisador responsável:Lucia Galvão de Albuquerque
Beneficiário:Rodrigo de Almeida Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento animal   Bovinos

Resumo

Entre as tecnologias desenvolvidas para elevação dos índices de produtividade da pecuária de corte nacional, toma a receber especial atenção dos produtores a utilização de cruzamentos entre raças visando diferentes vantagens dos animais cruzados em relação aos animais puros. Entre estas vantagens, estão maiores velocidades de crescimento e terminação, além de menor idade à puberdade. Ao longo dos últimos anos tais características também vêm sendo selecionadas dentro das raças puras, o que contribui em aumento ainda maior das vantagens na exploração dos cruzamentos. Assim, toma-se de fundamental importância para aqueles envolvidos na atividade pecuária, tentar esclarecer as verdadeiras vantagens e também os pontos de restrição no uso de cruzamentos nos mais diversos sistemas de exploração existentes em nosso país. O Nelore, como raça adaptada em diversos ambientes, está servindo de base nesse tipo de exploração e conta com boa complementaridade com as raças britânicas e européias. Portanto, neste trabalho optou-se por utilizar dados de desmama de cerca de 50.000 animais das raças Nelore, Angus, Hereford e produtos de cruzamentos de Angus e Hereford com Nelore, de rebanhos comerciais, para estimar os efeitos da heterose materna e individual sobre o crescimento dos bezerros até a desmama. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Rodrigo de Almeida. Heteroses materna e individual para o ganho de peso pré-desmama em bovinos Nelore x Hereford e Nelore x Angus. 75 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.