Busca avançada
Ano de início
Entree

Energia e meio ambiente: a obtenção de energéticos a partir da termoconvenção de pneus usados

Processo: 99/02211-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Mariotoni
Beneficiário:Eduardo Antonio Goulart
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A busca pela reciclagem e eliminação de resíduos sólidos, bem como a necessidade de obtenção de novas fontes alternativas de energia, tem levado a investigação da termo-conversão de pneus automotivos em sub-produtos energéticos e ambientalmente adequados. Este trabalho se propõe a empregar a gaseificação, a pirólise e a combustão em leito fluidizado deste resíduo, para a obtenção de um óleo com elevado poder calorífico, além da produção de cinzas e gases com potencial de utilização, tanto energética quanto como insumos de vários processos produtivos. A montagem do equipamento recebeu o Auxílio Pesquisa FAPESP 97/2312-5 e está em fase de conclusão conforme o cronograma aprovado. O processo de gaseificação já está em fase de otimização, restando, portanto a implementação das alterações necessárias à execução da pirólise e da combustão. Estes processos terão seus resultados comparados entre si e serão feitas análises visando à avaliação da viabilidade de emprego desta tecnologia como proposta ambiental e energética para o caso do Brasil. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOULART, Eduardo Antonio. Alternativa energética e meio ambiente: a obtenção de óleo combustível a partir da termoconversão de pneus usados. 2003. 145 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.