Busca avançada
Ano de início
Entree

Algumas aplicações das álgebras de Clifford em Teorias de Gauge

Processo: 00/00962-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Jayme Vaz Junior
Beneficiário:Eduardo Outeiral Correa Hoefel
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Física matemática   Álgebras de Clifford   Geometria diferencial   Teoria de Gauge

Resumo

O objetivo principal deste projeto é que o aluno entre em contato com uma classe de teorias, as Teorias de Gauge, fundamentais para o estudo dos aspectos físicos da Geometria Diferencial. Dentro das Teorias de Gauge objetos como "monopolos" e "instantons" podem ser vistos como objetos topológicos descritos em termos de um "Fibrado Principal" sobre um dada "Variedade de base" munida de um certo "grupo estrutural". No sentido de ampliar e solidificar ainda mais a formação do aluno e sua preparação para um futuro programa de doutorado, pretendemos considerar aplicações das "álgebras de Clifford" dentro das Teorias de Gauge. Através das álgebras de Clifford, pode-se utilizar o formalismo espinorial para efetuar as construções topológicas citadas acima combinando, de uma maneira muito elegante, conceitos da Mecânica Quântica com construções geométricas. Assim sendo, a dissertação de mestrado versará sobre um estudo geral dás Teorias de Gauge, das Álgebras de Clifford, do conceito de espinores e utilização destes na construção de objetos topológicos dentro de Teorias de Gauge através do Teorema de Inversão com as Fibrações de Hopf. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOEFEL, Eduardo Outeiral Correa. Teorias de Gauge e álgebras de Clifford. 2002. xi, 98 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.