Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a relação entre genes do regulon Pho e a adesão de Escherichia coli enteropatogênica

Processo: 02/08604-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Beny Spira
Beneficiário:Gerson Moura Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) é a principal causa de diarréia em cnanças de até um ano de idade em países em desenvolvimento, inclusive no Brasil. E. coli possui um conjunto de mais de 30 genes conhecido como regulon Pho envolvido no transporte e assimilação de compostos fosforilados. Os principais produtos de Pho são o sistema de transporte de fosfato inorgânico (Pi) de alta afinidade conhecido como Pst, a enzima fosfatase alcalina, o ativador transcricional PhoB e a proteína sensora PhoR, que assim como todos os produtos de Pho, são induzidos durante a carência de Pi no meio. Resultados preliminares obtidos em nosso laboratório e estudos publicados na literatura apontam para uma relação entre genes do regulon Pho e patogenicidade tanto em E. coli quanto em outros gêneros de bactérias. A adesão é um dos fatores essenciais para a patogenicidade de bactérias. Neste trabalho será analisada a relação entre os genes do regulon Pho e a adesão de EPEC, através da expressão de fatores de adesão, bem como através da análise do padrão de adesão da cepa enteropatogênica E2348/69 e seus derivados à cultura de células humanas. A relação entre rpoS, que codifica para o fator sigma S da RNA polimerase (e que está envolvido na expressão dos genes de Pho) e a adesão de E2348/69 também será analisado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUENA, MEIRE; FERREIRA, GERSON MOURA; SPIRA, BENY. Stability of the pstS transcript of Escherichia coli. Archives of Microbiology, v. 191, n. 2, p. 105-112, FEB 2009. Citações Web of Science: 9.
FERREIRA‚ G.M.; SPIRA‚ B. The pst operon of enteropathogenic Escherichia coli enhances bacterial adherence to epithelial cells. MICROBIOLOGY, v. 154, n. 7, p. 2025-2036, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Gerson Moura. Regulação da adesão de Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) por genes de resposta à limitação nutricional e estresse.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.