Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção do imaginário apocalíptico do sertão: um estudo de antropologia histórica

Processo: 96/04145-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1996
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:John Manuel Monteiro
Beneficiário:Maria Cristina Pompa
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sertão   Etnohistória   Evangelização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Sertao, Etnohistoria | Sertao, Evangelizacao

Resumo

A pesquisa proposta é uma contribuição ao estudo do "imaginário popular sertanejo", através da análise histórico-antropológica do processo de construção - em época colonial - dos temas apocalípticos e milenaristas, característicos da religiosidade popular do nordeste semi-árido brasileiro. O objeto principal da pesquisa é a análise da documentação missionária, jesuítica, capuchinha e franciscana, relativa à área do médio São Francisco, nos séculos XVII e XVIII. Este trabalho dá continuidade a duas pesquisas anteriores: uma sobre os movimentos religiosos sertanejos, outra sobre os movimentos proféticos tupi-guarani. Ambas consideraram o sistema simbólico tradicional como a base lógica da eclosão dos movimentos, e privilegiaram a análise deste sistema, seu processo de transformação, sua relação dialética com os acontecimentos históricos. As duas indicaram - sem enfrentá-lo - o problema da influência missionária na construção do horizonte escatológico, quer indígena, quer popular. O que se propõe agora é uma pesquisa historiográfica, conduzida com instrumentos antropológicos. Pretende-se recuperar o percurso histórico-cultural de construção da "cultura do Fim do Mundo" do sertão, a partir da dialética entre cosmologia indígena, escatologia missionária e imaginário popular, desenvolvida na concretude de situações históricas de encontro em área sertaneja, como os aldeamentos e as missões "ambulantes". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POMPA, Maria Cristina. Religião como tradução: missionarios, Tupi e Tapuia no Brasil colonial. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.