Busca avançada
Ano de início
Entree

Fitoquímica, quimiossistemática e busca de compostos de partida para novas drogas antichagásicas e antileishmanioses: estudo de Raputia praetermissa, Nycticalanthus speciosus e Monnieria trifolia (Rutaceae)

Processo: 01/07156-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Beneficiário:Lisandra Vieira Rosas
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tripanossomicidas   Fitoquímica   Monnieria

Resumo

O gênero Raputia nunca foi estudado do ponto de vista fitoquímico, assim, com o objetivo de encontrar metabólitos que possam ser usados para um posicionamento quimiossistemático deste gênero e visando entender sua separação de Neoraputia, os galhos, folhas e raízes da espécie R. praetermissa consistirá o material de estudo deste trabalho. Para se obter evidências experimentais que permitam entender a relação estrutura/atividade entre os flavonóides e cumarínas frente à GAPDH-Tc, tomam-se necessários ensaios bioquímicos com uma gama maior de compostos. Cumarínas e flavonóides podem ser encontrados, uma vez que a tribo Cusparieae é rica destes metabólitos. Esta tribo também é caracterizada pelos alcalóides 2-alquil-4-quinolonas, os quais possuem estruturas com potenciais leishmanicidas. Estes podem também estar presentes em Raputia e/ou mesmo nas demais espécies propostas para estudo. As substâncias isoladas também serão avaliadas quanto à atividade inibidora da enzima APRT de Leishmania donovani. Como ainda não há um estudo amplo sobre que tipo estrutural seria esperado a inibir as enzimas envolvidas na via de recuperação de purino nucleotídeo (APRT, HGPRT e XPRTases) de Leishmania, todas as substâncias isoladas serão também avaliadas quanto à atividade inibidora destas enzimas. Visando completar o estudo quimiossistemático da tribo Cusparieae, pretende-se ainda estudar as espécies Nycticalanthus speciosus e Monnieria trifolia. (AU)