Busca avançada
Ano de início
Entree

Leituras para professores no espaço lusófono: processos de produção e circulação dos manuais pedagógicos no Brasil e em Portugal (1870-1971)

Processo: 02/08953-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Denice Barbara Catani
Beneficiário:Vivian Batista da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O projeto aqui apresentado tem como objeto um estudo comparado que possa contribuir para a compreensão dos modos pelos quais os saberes específicos da profissão docente foram produzidos e postos a circular em Portugal e no Brasil, bem como as especificidades desse processo em cada país, enquanto parte do desenvolvimento e difusão da "escola de massas" e como uma das formas pelas quais são impostos modelos ideais de atuação dos professores no campo educacional. As fontes nucleares dessa investigação são os manuais pedagógicos, ou seja, livros destinados a cursos de formação de professores e escritos para uso durante aulas de disciplinas profissionalizantes, como é o caso da pedagogia, da didática, da metodologia e da prática de ensino. O intuito é evidenciar características de títulos portugueses e brasileiros, desde a publicação dos primeiros desses textos (provavelmente segunda metade do século XIX) até o ano de 1971, de modo a examinar questões acerca da circulação nacional e internacional do conhecimento sobre ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.