Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia da reprodução e características das sementes de híbridos arabustas tetraploides (Coffea canephora x Coffea arabica)

Processo: 99/10701-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Herculano Penna Medina Filho
Beneficiário:Veridiana Noronha Vaccarelli
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução vegetal   Café   Coffea arabica   Coffea canephora   Sementes

Resumo

No Brasil, o café robusta (Coffea canephora) é cultivado no Espírito Santo e em Rondônia e transportado para o oeste do Estado de São Paulo para ser processado pelas indústrias de café solúvel aí localizadas. Esta região, agronômica e economicamente decadente é, no momento, apta ao cultivo de C. canephora e, por ser essa espécie resistente às nematóides e ferrugem tem tido o seu cultivo preconizado e estimulado como uma alternativa economicamente viável, agronomicamente exeqüível e socialmente recomendável. O presente projeto visa estudar a biologia da reprodução e algumas características comerciais das sementes de vários híbridos tetraplóides entre C. arabica e C. canephora. Tais híbridos, em seleção no instituto Agronômico representariam uma nova opção de cultivo para essa região, ao associar a rusticidade e a produtividade do robusta à uma melhor qualidade industrial do arábica a qual é muito superior ao café produzido pelas variedades de robusta. Uma vez que tais híbridos são oriundos do cruzamento de uma espécie auto-fértil e autógama (C. arabica) com uma auto-incompatível e alógama (C. canephora) é imprescindível determinar-se sua biologia da reprodução para direcionar futuras experimentações e campos-piloto. A informação a ser gerada pelo projeto é, portanto de vital importância para o futuro aproveitamento comercial e econômico dos promissores híbridos Arabustas em estudo. (AU)