Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do potencial metalogenético associado aos granitoides intrusivos do Grupo Brusque-SC: uma abordagem com base na integração de informações geológicas e processamento digital de imagens aerogeofísicas e TM-Landsat-5

Processo: 94/04136-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1995
Vigência (Término): 30 de setembro de 1996
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Alvaro Penteado Crósta
Beneficiário:Neivaldo Araujo de Castro
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geoquímica   Granito   Metalogênese   Petrografia

Resumo

Procurar-se-á caracterizar o potencial metalogenético associado a corpos granitoides intrudidos nas litologias pertencentes ao Grupo Brusque, Pré-Cambriano do estado de Santa Catarina. Para tal, serão utilizadas informações geológicas presentes nas classificações de rochas granitoides, voltadas à caracterização do potencial metalogenético associado a esse tipo de rocha, e informações extraídas através de Processamento Digital de Imagens (PDI)a partir de dados aerogeofísicos (magnetometria e gamaespectrometria) e do sensor Thematic Mapper do satélite LANDSAT-S. A análise conjunta desses dois tipos de informações representa um avanço importante e para as atividades de mapeamento e prospecção de concentrações metálicas em rochas granitoides. Nesta linha, será de grande valia a comparação dos resultados gerados por essas duas importantes fontes de informações geológicas, considerando também que ambas, no caso da área a ser estudada, foram obtidas em uma região de clima tropical a subtropical, o que foge de certo modo aos padrões já estabelecidos para regiões áridas e semiáridas. O trabalho será desenvolvido junto ao Laboratório de Processamento de Informações Geo-Referenciadas (LAPIG), do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação do Prof. Dr. Alvaro P. Crósta, e também junto à Universidade Federal do Paraná, sob co-orientação do Prof. Dr. Francisco J. F. Ferreira. Deverá ainda contar com a colaboração do Prof. Dr. Miguel A. S. Basei da Universidade de São Paulo (USP). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Neivaldo Araujo de. Contribuição ao conhecimento geologico-metalogenetico associado aos granitoides intrusivos no grupo Brusque (SC) combase em informações geologicas, aerogamaespectrometricas e LANDSAT/TM-5. 1997. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociencias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.