Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos métodos para cálculo de propriedades de impurezas em metais

Processo: 01/14974-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Luiz Nunes de Oliveira
Beneficiário:Antonio Carlos Ferreira Seridonio
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Efeito Kondo   Modelo de Anderson   Impureza magnética   Metais

Resumo

A determinação de propriedades termodinâmicas de sistemas metálicos com impurezas magnéticas apresentou dificuldades de convergência a baixas temperaturas quando efetuada por teoria de perturbação. Resultados mais apurados começaram a surgir com abordagens não perturbativas, através de propostas como o ansatz de Bethe, a expansão 1/N, Grupo de Renormalização Numérico (NGR) e Matriz Densidade do Grupo de Renormalização (DMRG). Tais métodos tiveram sucesso ao calcular propriedades físicas, na faixa de baixas energias, de sistemas metálicos de uma única impureza. Cálculos precisos para sistemas com um número elevado de graus de liberdade, como os que possuem duas ou mais impurezas, ainda não são possíveis. Nossa proposta é desenvolver um método sistemático capaz de tratar sistemas metálicos com duas ou mais impurezas. Isso poderia ser feito através da junção do NRG com o DMRG. O primeiro, poderá ser combinado com o segundo, especificamente criado para abordar sistemas com muitos graus de liberdade. A aplicação preliminar da proposta, será sobre o Hamiltoniano de Anderson de uma impureza. O passo seguinte será o estudo de um problema ainda não resolvido satisfatoriamente; a suscetibilidade magnética no caso do Hamiltoniano de Anderson de duas impurezas. Havendo tempo, desenvolveremos também estudos sobre frustrações para os modelos de Anderson e Kondo de três impurezas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERIDONIO, A. C.; YOSHIDA, M.; OLIVEIRA, L. N. Thermal dependence of the zero-bias conductance through a nanostructure. EPL, v. 86, n. 6 JUN 2009. Citações Web of Science: 13.
A. C. SERIDONIO; L.N. OLIVEIRA; M. YOSHIDA. STM probing of local oscillations of the Fano-Kondo effect: a Doniach-Sunjic approach for the Kondo peak. Brazilian Journal of Physics, v. 39, n. 1a, p. 226-229, Abr. 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SERIDONIO, Antonio Carlos Ferreira. Análise teórica da espectroscopia de tunelamento de impurezas magnéticas adsorvidas em metais. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.