Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da potencialidade das sequências de DNA ribossômico 5S como marcador molecular para a tilápia, Oreochromis niloticus (Perciformes, Cichlidae)

Processo: 02/11122-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:César Martins
Beneficiário:Fernanda Antunes Alves da Costa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):DNA ribossômico   Marcador molecular   Tilápia-do-Nilo   Oreochromis niloticus   Aquicultura

Resumo

A tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) é uma espécie que vem despertando o interesse de vários pesquisadores devido ao seu grande potencial na aquicultura mundial, ao seu valor econômico e a sua rápida radiação adaptativa. O presente projeto visa avaliar a aplicabilidade de marcadores moleculares baseados em seqüências de DNA ribossômico 5S na identificação de polimorfismos presentes em diferentes estoques da tilápia do Nilo. Tais dados seriam úteis ao melhoramento genético dessa espécie, identificação de diferentes linhagens de tilápia; assim como, auxiliaria a melhor compreensão da dinâmica do DNAr 5S no genoma de O. niloticys. Desse modo, serão extraídas amostras de DNA genômico de diferentes linhagens da tilápia, as quais serão submetidas à técnica de PCR, para amplificação do DNAr 5S, que, posteriormente, será seqüenciado e aplicado como sonda em hibridação em membrana. Esta abordagem busca, principalmente, fornecer subsídios práticos para os programas de cultivos da tilápia, que vem apresentando crescente importância na aqüicultura nacional. (AU)