Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de um gene de Arabidopsis thaliana, homólogo a flavoproteina old yellow enzyme, induzido por ácido jasmônico e injúria mecânica

Processo: 98/00881-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Paulo Arruda
Beneficiário:Cínthia Losano Costa
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arabidopsis thaliana   Ácido jasmônico   Jasmonatos   Expressão gênica

Resumo

Injúria mecânica em plantas resulta em uma rápida ativação de genes envolvidos em reações de defesa e na recuperação dos tecidos lesados. Ácido jasmônico e seus precursores foram estabelecidos como mediadores positivos desta resposta. Contudo, pouco é conhecido sobre os componentes intracelulares que interagem anterior e posteriormente aos jasmonatos na cascata de regulação de expressão gênica em resposta a ferimento. Através da técnica de differential display isolou-se um cDNA de Arabidopsis expresso em resposta a ferimento. Verificou-se que este gene é induzido por metil-jasmonato e é homólogo à NADPH desidrogenase de levedura conhecida como old yellow enzyme (OYE). A função da OYE ainda é desconhecida e não há, até o presente momento, dados na literatura que indiquem atividade de NADPH-desidrogenase associada à injúria mecânica. Esse trabalho tem como objetivo a caracterização molecular do gene de Arabidopsis homólogo à OYE e determinar sua função no processo de resposta a ferimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA‚ C.L.; ARRUDA‚ P.; BENEDETTI‚ C.E. An Arabidopsis gene induced by wounding functionally homologous to flavoprotein oxidoreductases. Plant Molecular Biology, v. 44, n. 1, p. 61-71, 2000.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Cínthia Losano. Isolamento e caracterização de uma flavoproteina oxido-redutase de Arabidopsis thaliana induzida por injuria mecanica e metil jasmonato. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.