Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da dose de risco de fluorose dental a que são submetidas crianças, considerando a concentração ótima de flúor na água de abastecimento

Processo: 98/01709-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1998
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Cury
Beneficiário:Ynara Bosco de Oliveira Lima Arsati
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fluoretação   Flúor   Fluorose dentária   Cárie dentária   Dentifrícios   Dentifrício fluorado

Resumo

Para que o flúor seja utilizado com o máximo de benefício (prevenção e controle da cárie dentária) e o mínimo de efeito colateral (fluorose dentária), é importante conhecer as doses estabelecidas como seguras e a dose de flúor a que estão expostos os indivíduos vulneráveis. Este estudo tem o objetivo de definir, em região de água fluoretada, a quantidade total de flúor ingerida por crianças na faixa etária de risco para o desenvolvimento da fluorose dentária e sua variação conforme as oscilações de temperatura ambiental. Para isso será calculada a quantidade total de flúor ingerido através de dentifrícios e alimentos (coleta da dieta duplicada) por crianças entre 20 e 30 meses de idade, nas 4 estações do ano. Estes valores serão comparados e será avaliado se a diferença entre as estações é significante, já que é previsto maior consumo de líquidos (e, portanto, água fluoretada) sob temperaturas mais elevadas. Assim será possível analisar a adequação da dosagem fixa de flúor na água de abastecimento público, bem como a contribuição individual do flúor contido nos alimentos e dentifrícios para o risco de fluorose dental. Um estudo piloto com 5 crianças será feito para que, através da variabilidade dos resultados, seja definido o tamanho da amostra necessário para o estudo final. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA‚ YBO; CURY‚ JA. Seasonal variation of fluoride intake by children in a subtropical region. Caries Research, v. 37, n. 5, p. 335-338, 2003.
YNARA BOSCO DE OLIVEIRA LIMA; JAIME APARECIDO CURY. Ingestão de flúor por crianças pela água e dentifrício. Revista de Saúde Pública, v. 35, n. 6, p. -, Dez. 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.