Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulações em tempos curtos para modelos com frustação

Processo: 02/05617-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:José Roberto Drugowich de Felicio
Beneficiário:Everaldo Arashiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto tem por objetivo investigar, por meio de simulações numéricas, o comportamento em tempos curtos de sistemas fora do equilíbrio. Nesse contexto, não se pode trocar a média de ensemble por média temporal porque os estados não obedecem à distribuição de Gibbs. Por essa razão, as médias devem ser feitas a partir de uma coleção de amostras que evoluem no tempo, de acordo com dinâmicas bem conhecidas como Metropolis, Glauber e banho térmico, ou então com regras pré-estabelecidas como no caso do modelo do votante majoritário. Utilizaremos leis de escala que sinalizam um comportamento universal ocorrendo muito antes do sistema atingir o equilíbrio térmico (ou estados estacionários no caso de sistemas irreversíveis). A partir das leis de potência em função do tempo, é possível extrair tanto os expoentes críticos dinâmicos quanto os estáticos. Os casos a serem analisados durante a execução desse projeto compreendem sistemas de spin com frustração - que apresentam um comportamento do mesmo tipo daquele apresentado no enovelamento de proteínas - e modelos de ferro e antiferromagnetismo em duas e três dimensões. Numa segunda etapa do trabalho pretendemos usar a mesma abordagem para investigar proteínas - por meio de modelos chamados mínimos - assunto que tem evoluído rapidamente nos últimos anos, beneficiando-se das idéias surgidas na Física, durante o estudo de vidros de spin. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARASHIRO, Everaldo. Dinâmica crítica de modelos de spin, autômatos celulares e polipeptídeos.. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.