Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da pinça óptica para estudos de quimiotaxia em promastigotas de Leishmania amazonensis

Processo: 02/11900-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
Pesquisador responsável:Carlos Lenz Cesar
Beneficiário:Liliana de Ysasa Pozzo
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14270-8 - Centro de Ciências Ópticas e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Pinças ópticas   Leishmania mexicana   Quimiotaxia

Resumo

Pinças ópticas serão utilizadas para capturar em uma solução com gradiente de concentração de substâncias atratoras para o parasita na forma promastigota da Leishmania amazonensis para, com isso, estudar sua quimiotaxia, ou seja, a forma pela qual o parasita se dirige para a região de maior concentração das substâncias que o alimentam. Esse estudo será feito de forma quantitativa determinando a intensidade e direcionalidade da resposta do parasita em função do estimulo de seus principais atratores, que são a frutose, glicose e sacarose. Serão utilizados tanto as medidas de deslocamento de microesferas de latex quanto de intensidade de luminescência excitada por dois fótons de um laser de Ti:safira de femtosegundos. Já estamos trabalhando com esse parasita e nossos resultados preliminares permitiram quantificar a força impulsiva de seus flagelos tão pequena quanto 500 femto Newtons. Todo o projeto será desenvolvido dentro de uma colaboração entre o Instituto de Física e o Instituto de Biologia da UNICAMP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POZZO, Liliana de Ysasa. Desenvolvimento de metodologia de medida vetorial das forças em tempo real de microorganismos utilizando ponças opticas para estudos de quimiotaxia e osmotaxia de parasita. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.