Busca avançada
Ano de início
Entree

Itinerários da construção de uma história de silêncio sobre o racismo contra a população de origem japonesa no Brasil (1940-1960)

Processo: 98/02221-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Celia Maria Marinho de Azevedo
Beneficiário:Priscila Nucci
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imigração japonesa   Imigrantes   Racismo   Paradigma científico

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o estudo da construção de uma história de silêncio sobre os discursos racistas contra os japoneses e seus descendentes na produção científico-intelectual que elegeu este contingente populacional como objeto de estudo no Brasil, nas décadas de 1940 a 1960. A pesquisa será desenvolvida tendo-se em vista as elaborações feitas sobre os imigrantes japoneses no contexto da II Guerra e o quase vazio bibliográfico sobre o tema do racismo contra os asiáticos, e especificamente contra os japoneses, verificado posteriormente durante várias décadas no Brasil em estudos que acabam por se firmar como paradigmáticos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUCCI, Priscila. Os intelectuais diante do racismo antiniponico no Brasil : textos e silencios. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.