Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da toxina jararagina de (Bothrops jararaca) sobre a adesão e migração celulares

Processo: 00/12769-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Marinilce Fagundes dos Santos
Beneficiário:Érica Pereira da Costa
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citoesqueleto | Disintegrina | Jararagina | Metaloproteinases | Migracao Celular

Resumo

Os acidentes ofídicos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil são provocados principalmente por serpentes da espécie B. jararaca. O quadro clínico do envenenamento caracteriza-se por manifestações locais e sistêmicas e, na ausência de tratamento, pode ser letal. O veneno contém diversos componentes, incluindo disintegrinas e metaloproteinases com atividade anti-coagulante (SVMPs), que também podem induzir a atividade de metaloproteinases endógenas (MMPs). A Jararagina (JG) é uma metaloproteinase isolada do veneno, capaz de induzir influxo de neutrófilos em tecido subcutâneo de camundongos. Os mecanismos envolvidos neste fenômeno ainda precisam ser esclarecidos, uma vez que a toxina não parece ter efeito quimiotático, nem induz mediadores inflamatórios. Quando ativados, neutrófilos circulantes são estimulados a aderir, desaderir, migrar e fagocitar. Estas atividades são dependentes de alterações do citoesqueleto de F-actina, cuja reorganização é regulada por GTPases da família Rho. Devido à sua estrutura, a JG apresenta similaridade com outras SVMPs, MMPs, disintegrinas e ADAMs (proteínas que possuem domínios dísintegrina e metaloproteinase). Este estudo tem, como objetivo principal, elucidar os mecanismos envolvidos nos efeitos da JG sobre a adesão, migração e reorganização do citoesqueleto em diferentes tipos celulares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, ÉRICA PEREIRA; SANTOS, MARINILCE FAGUNDES. Jararhagin, a snake venom metalloproteinase-disintegrin, stimulates epithelial cell migration in an in vitro restitution model. Toxicon, v. 44, n. 8, p. 861-870, . (01/09047-2, 00/12769-7, 97/09507-6)