Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular de Zmal1: um gene induzido por alumínio em plantas de milho

Processo: 98/00745-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1998
Vigência (Término): 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:Lyza Gontow Maron
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hibridização genética   Alumínio   Milho   Métodos para melhoria da produtividade

Resumo

Grande extensão dos solos mundiais apresenta níveis fito-tóxicos de alumínio, que interfere no metabolismo do ápice radicular, afetando a produtividade das plantas. Para estudar o mecanismo molecular da tolerância ao Al, foram estudados dois genótipos de milho através de "Display" diferencial de mRNA: Cat100-6, tolerante, e S1587-17, sensível ao Al. Obteve-se uma banda diferencialmente expressa e seu cDNA completo (denominado Zmall) foi obtido. Sua expressão está restrita ao ápice radicular e não é induzida por outros estresses. Embora a proteína deduzida seja rica em glicina e serina, a função do gene é desconhecida. Este projeto tem como objetivo caracterizar o gene Zmall, relacionando-o com o mecanismo de tolerância ao Al. Para isso o promotor do gene será isolado e caracterizado. Serão determinados por hibridização in situ os tipos celulares onde o gene é expresso e onde a proteína ZMAL1 se acumula, através de imunolocalização e Western blots. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARON, Lyza Gontow. Caracterização molecular de Zmal1 : um gene induzido por aluminio em plantas de milho. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.