Busca avançada
Ano de início
Entree

Um modelo para determinação do balanço energético de sistemas de produção de alimentos suplementares para bovinos

Processo: 01/01612-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:Marcos Milan
Beneficiário:Thiago Libório Romanelli
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Balanço de energia   Silagem   Sistemas de produção   Inovações tecnológicas

Resumo

A produção de alimentos é um dos principais problemas da humanidade, e para amenizá-lo, as inovações tecnológicas agrícolas visam o aumento da produtividade, porém sempre demandando maior quantidade de energia nos sistemas de produção. A preocupação com os gastos energéticos se deve a escassez dos recursos energéticos, que ameaça a sustentabilidade dos sistemas de produção atuais. Para mensurar-se a eficiência energética da cultura, o balanço energético é de fundamental importância, pois quantifica os fluxos de entrada e saída de energia dos sistemas de produção. Devido ao crescimento do rebanho bovino brasileiro entre 1980 e 1998, e da importância econômica da pecuária no país, há uma maior preocupação com a alimentação suplementar dos animais no período seco, sendo para esse fim a silagem um dos métodos mais utilizados. O trabalho proposto visa modelar, com o auxílio de uma planilha eletrônica, o balanço energético de dois sistemas de produção, sendo um de silagem tradicional e o outro de silagem pré-secada, para que se possa simular diferentes cenários para a produção de silagem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMANELLI, Thiago Libório. Modelagem do balanço energético na alimentação suplementar para bovinos.. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.