Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influência da concentração de oxigênio dissolvido na produção de ácido clavulânico por Streptomyces clavuligerus

Processo: 00/01383-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Alberto Colli Badino Junior
Beneficiário:João Carlos Rosa
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido clavulânico   Agitação de líquidos   Aeração   Bioprocessos   Oxigênio dissolvido

Resumo

O ácido clavulânico é um potente inibidor de beta-lactamases, enzimas produzidas por algumas bactérias, responsáveis pela clivagem do anel beta-lactâmico de penicilinas e cefalosporinas o que resulta na perda da atividade antibacteriana e conseqüente ineficácia desses antibióticos no combate a infecções. Algumas espécies do gênero Streptomyces, entre elas a espécie S. clavuligerus ATCC 27064 ou NRRL 3585 é conhecida como produtora de ácido clavulânico, além de outros compostos de interesse comercial, como a penicilina N e a cefamicina C. As poucas informações referentes ao cultivo deste microorganismo encontradas na literatura relatam experimentos realizados objetivando principalmente a produção de cefamicina C, ainda assim encontramos muitas diferenças na condução do processo, principalmente sob o aspecto de engenharia. O presente projeto propõe estudar aspectos importantes da engenharia do processo relativos à demanda, transferência e aos efeitos da concentração de oxigênio no bioprocesso de produção de ácido clavulânico por Streptomyces clavuligerus. Serão realizados experimentos em biorreator de bancada com vários níveis de oxigênio dissolvido objetivando verificar alterações da quantidade de ácido clavulânico produzida assim como a sua velocidade de produção; efeitos sobre o crescimento do microorganismo e fatores relacionados com a demanda e transferência de oxigênio no processo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, J. C.; BAPTISTA NETO, A.; HOKKA, C. O.; BADINO, A. C. Influence of dissolved oxygen and shear conditions on clavulanic acid production by Streptomyces clavuligerus. Bioprocess and Biosystems Engineering, v. 27, n. 2, p. 99-104, Apr. 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, João Carlos. Influência das condições de transferência de oxigênio na produção de ácido clavulânico por Streptomyces clavuligerus. 2002. 97 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.