Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil da expressão gênica modulada por TNF e/ou Melphalan em melanoma humano

Processo: 02/11444-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2003
Vigência (Término): 03 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Lima Reis
Beneficiário:Waleska Kerllen Martins Gardesani
Instituição-sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O melanoma cutâneo é uma doença maligna dos melanócitos. Embora só represente 4% dos tipos de câncer de pele, é o mais grave devido à sua alta propensão metastática. O INCA estima para melanoma, em 2002, a ocorrência de 3050 novos casos e 1085 óbitos. O tratamento de primeira escolha para melanoma primário, sem metástase regional ou sistêmica, continua sendo a excisão cirúrgica da lesão. Para estágios mais avançados as abordagens terapêuticas usuais são quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. A opção terapêutica disponível para o melanoma avançado apresentando metástases em trânsito em membros é a amputação. Contudo, desde o emprego da técnica de ILP (Isolated Limb Perfusion) associada à quimioterapia, esta realidade tem sido mais promissora, sem a necessidade de amputação. A taxa de resposta completa mediante administração de Melphalan via ILP é baixa (40-50%), podendo ser otimizada para 80-90%, quando associa-se TNF. O TNF desencadeia destruição vascular dos vasos que irrigam o tumor, como também aumenta a permeabilidade de drogas usadas em tratamentos clínicos quimioterápicos. No entanto, pouco se sabe a respeito dos mecanismos biológicos modulados por TNF. Portanto, este projeto pretende identificar marcadores de resposta a TNF, associado ou não a Melphalan, que possam contribuir para o entendimento do seu mecanismo de ação em melanoma, utilizando-se a tecnologia de cDNA microarrays como abordagem de estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, WALESKA K.; ESTEVES, GUSTAVO H.; ALMEIDA, OTAVIO M.; REZZE, GISELE G.; LANDMAN, GILLES; MARQUES, SARAH M.; CARVALHO, ALEX F.; REIS, LUIZ F. L.; DUPRAT, JOAO P.; STOLF, BEATRIZ S. Gene network analyses point to the importance of human tissue kallikreins in melanoma progression. BMC MEDICAL GENOMICS, v. 4, OCT 27 2011. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.