Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização química da precipitação na bacia do Rio Piracicaba: variabilidade espacial e temporal

Processo: 96/07318-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1996
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Reynaldo Luiz Victória
Beneficiário:Luciene de Barros Lorandi Silveira Lara
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição atmosférica   Precipitação atmosférica   Água de chuva   Chuva ácida   Metais pesados   Impactos ambientais   Mudança climática

Resumo

A crescente emissão de poluentes de origem antrópica tem alterado a química atmosférica. Essa alteração pode provocar sérios danos ambientais, principalmente em bacias hidrográficas onde o aporte de poluentes atmosféricos, através da precipitação, pode deteriorar a qualidade das águas ou influenciar os mecanismos de troca entre a coluna d'água e o sedimento. Pretende-se com o presente trabalho estudar a variação espacial e temporal da composição química da água de chuva. Para tanto, serão utilizados coletores do tipo "wet-only", dispostos na bacia do rio Piracicabao, permitindo-se avaliar os diversos tipos de interferência antrópica. Serão estudadas, também, as chuvas ácidas, a interferência das queimadas de cana-de-açúcar, o aporte de metais pesados em áreas urbanas e indústrias, e os modelos já desenvolvidos de trajetórias de massas e ventos. Deve-se ressaltar que, em países tropicais, os trabalhos com precipitação e movimentos de massa são bastante escassos, o que faz com que o estudo aprofundado do impacto ambiental, através da precipitação, ocorrido na bacia do rio Piracicaba seja um dos trabalhos pioneiros na área. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LARA‚ L.; ARTAXO‚ P.; MARTINELLI‚ LA; VICTORIA‚ RL; CAMARGO‚ PB; KRUSCHE‚ A.; AYERS‚ GP; FERRAZ‚ ESB; BALLESTER‚ MV. Chemical composition of rainwater and anthropogenic influences in the Piracicaba River Basin‚ Southeast Brazil. Atmospheric Environment, v. 35, n. 29, p. 4937-4945, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.