Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de gesso agrícola (Ca34SO4.2H2O) marcado no 34S

Processo: 00/02075-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear
Pesquisador responsável:José Albertino Bendassolli
Beneficiário:Alexssandra Luiza Rodrigues Molina Rossete
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Enxofre   Isótopos estáveis   Traçadores isotópicos   Troca iônica

Resumo

O gesso agrícola é amplamente utilizado na agricultura como um importante elemento para aumento da produtividade. O composto possui dupla função, tanto de fornecer uma fonte eficiente de cálcio e de enxofre, como reduzir a saturação de alumínio nas camadas mais profundas do solo e conseqüentemente proporcionando a melhoria do ambiente radicular das plantas. O plano de trabalho tem por objetivo a produção do gesso agrícola marcado (Ca34SO4.2H2O) para atingir os objetivos utiliza-se de duas metologias; a) por processo químico, apartir da reação do ácido Sulfúrico marcado (H234SO4), obtido por cromatográfia de troca iônica, com Hidróxido de cálcio(Ca(OH)2); b) por troca iônica em sistema de colunas de resina catiônica e aniônica, utilizando-se de solução de CaCI2 e Na34SO4 com diferentes concentrações. O gesso poderá ser utilizados em pesquisas na área agronômica, como uma importante ferramenta no estudo do ciclo de enxofre em plantas e solos. Deve ser ressaltado que a tecnologia de enriquecimento e síntese de compostos químicos marcados com o isótopo 34S não é repassada pelos países que as detém, devido a interesses de ordem econômica, o que justifica o desenvolvimento do projeto. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSETE, Alexssandra Luiza Rodrigues Molina. Produção de gesso agrícola (Ca34SO4.2H2O) marcado no 34S. 2002. 73 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.