Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura populacional e crescimento do ermitão Pagurus brevidactylus (Crustacea, Anomura, Paguridae) da Ilha Anchieta, Ubatuba, SP

Processo: 99/11680-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Adilson Fransozo
Beneficiário:Ronaldo Adriano Christofoletti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento populacional   Anomuros   Crustacea   Decapoda

Resumo

Os ermitões pertencem a infraordem Anomura e, embora despertem interesse devido ao seu grau de comportamento social e sua íntima relação com as conchas de gastrópodos, são poucos os trabalhos sobre a biologia e ecologia destes animais, principalmente quando comparado ao número de trabalhos realizados com outros crustáceos decápodos. O pagurídeo Pagurus brevidctylus é uma espécie pouco estudada, encontrada na costa litorânea do Estado de São Paulo. Os estudos populacionais e de crescimento são importantes, pois fornecem subsídios para o entendimento do modo de vida de uma população, assim como de sua relação com outros organismos do mesmo ambiente, além de fornecer subsídios para outros estudos. O objetivo do presente projeto é caracterizar a estrutura populacional de P. brevidactylus da Ilha Anchieta, Ubatuba, baseando-se na razão sexual, no período reprodutivo e na distribuição em classes de tamanho dos indivíduos além de determinar o crescimento relativo e a curva de crescimento em comprimento para esta população. Os animais serão coletados mensalmente, durante o período de um ano. Em laboratório, será observado o sexo e serão efetuadas as medidas de comprimento e largura do escudo cefalotorácico, comprimento e altura do própodo quelar, distância entre os orifícios genitais e peso. Estes dados servirão para realizar a caracterização populacional, além de determinar o crescimento relativo e crescimento em tamanho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTELATTO, F. L.; CHRISTOFOLETTI, R. A.; VALENTI, W. C. Population structure and growth of the hermit crab Pagurus brevidacylus (Anomura : Paguridae) from the northern coast of Sao Paulo, Brazil. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 85, n. 1, p. 127-128, Feb. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.