Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da aplicação de hidróxidos duplos lamelares na remoção e liberação controlada de pesticidas

Processo: 02/07175-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Joao Barros Valim
Beneficiário:Lucelena Patricio Cardoso
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Os hidróxidos duplos lamelares (HDL) ou argilas aniônicas apresentam uma estrutura lamelar onde, uma variedade de ânions pode ser intercalada entre as lamelas através de interações eletrostáticas. Estes ânions interlamelares podem ser trocados por outros ânions orgânicos ou inorgânicos. Além disso, após a calcinação dos HDLs há a formação de um óxido misto que se rehidrata em contato com solução aquosa contendo ânions, regenerando a estrutura lamelar com a intercalação dos ânions em solução. Por isso, a capacidade de troca aniônica e de regeneração destes materiais, os tornam promissores para a remoção de ânions orgânicos poluentes presentes em águas, tais como os de pesticidas. Considerando as propriedades apresentadas pelos HDLs e os problemas ambientais causados pelos pesticidas, este projeto tem como objetivos a remoção de herbicidas fenóxi-ácidos utilizados na agricultura nacional, através dos processos de intercalação por troca aniônica e por reconstrução do precursor calcinado. Estes processos são estudados a partir da construção de isotermas de sorção utilizando dois tipos de HDLs precursores e também através do estudo cinético. Além disso, será investigado também a utilização de HDLs intercalados com os ânions destes herbicidas, na liberação controlada dos mesmos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Lucelena Patricio. Estudo da aplicação de hidróxidos duplos lamelares na remoção e liberação lenta de pesticidas. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.