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O ensino da habilidade social de resolução de problemas interpessoais em uma classe de ensino fundamental

Processo: 00/11301-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 30 de setembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Damaris Simon Camelo Borges
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12301-6 - Fatores de risco e proteção na idade escolar, AP.TEM
Assunto(s):Psicologia da criança   Comportamento social   Habilidades sociais   Relações interpessoais

Resumo

Este trabalho tem por objetivo comparar as habilidades de resolução de problemas interpessoais antes e depois da aplicação de um programa para desenvolvimento dessas habilidades, partindo do pressuposto de que as habilidades sociais são aprendidas, podendo-se prevenir as dificuldades adaptativas. O ensino em sala de aula favorece a abrangência de um público alvo maior e a aplicação dos conceitos à realidade dos problemas cotidianos das crianças, permitindo a generalização das idéias. Pretende-se com esse trabalho verificar a eficácia da intervenção para melhorar, quantitativa e qualitativamente, as habilidades de resolução de problemas interpessoais das crianças atendidas pelo programa. Serão avaliadas crianças de uma primeira série da rede pública municipal, com idade entre 6 e 9 anos, antes e após a intervenção. Será utilizado para avaliação das habilidades de resolução de problemas interpessoais um procedimento desenvolvido pela autora do programa - o Teste de Solução de Problemas Interpessoais em Pré-escolares, adaptado para uso com escolares em nosso meio. Também está sendo realizado um registro diário da participação de cada criança nas ocorrências interpessoais na escola, principalmente na sala de aula. Pretende-se com esse registro, verificar se o comportamento da criança se altera com a intervenção só a nível de discurso ou de uma forma efetiva. (AU)

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