Busca avançada
Ano de início
Entree

Secreção de ocitocina induzida pelo estímulo osmótico: interação com eventos do ciclo reprodutivo

Processo: 01/02861-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:CELSO RODRIGUES FRANCI
Beneficiário:Claudia Simone Caligioni
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03523-5 - Sistema reprodutor feminino: controle neuroendócrino e efeitos do estresse, AP.TEM
Assunto(s):Reprodução animal   Ciclo estral animal   Osmose   Ocitocina   Estrógenos

Resumo

A ocitocina (OT) é conhecida por suas funções na ejeção de leite e contractilidade uterina. Além disso, tem sido demonstrada sua importância no controle do balaço hidreletrolítico. O aumento da osmolalidade plasmática estimula a secreção de OT, que promove natriurese. A secreção de OT estimulada pelo aumento da osmolalidade parece ser mediada pelo peptídeo natriurético atrial (ANP). Em fêmeas, sabe-se que durante o ciclo reprodutivo há variação do balanço de líquidos. Durante o ciclo estral em ratas, há variação de OT no hipotálamo, neuro-hipófise e plasma, com aumento da atividade oqtocinérgica no proestro. O estímulo osmótico promove a secreção de OT em todas as fases do ciclo estral, mas o aumento é percentualmente maior no diestro. Parece que estrógeno e principalmente a associação de estrógeno e progesterona, são importantes para a secreção de OT induzida por estímulo osmótico, enquanto em animais não estimulados, não são os fatores determinantes para o aumento de OT, observado no proestro. O objetivo deste trabalho é investigar: a secreção de ANP e corticostrona em resposta ao estímulo osmótico em ratas nas diferentes fases do ciclo estral, ovariectomizadas com ou sem terapia hormonal substitutiva; a síntese de OT no hipotálamo em função dos esteróides ovarianos e estímulo osmótico e, a expressão de receptores para estrógenos em neurônios ocitocinérgicos e de receptores para OT em neurônios GnRH em função dos esteróides ovarianos e estímulo osmótico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALIGIONI, C. S.; OLIVER, C.; JAMUR, M. C.; FRANCI, C. R. Presence of oxytocin receptors in the gonadotrophin-releasing hormone (GnRH) neurones in female rats: a possible direct action of oxytocin on GnRH neurones. Journal of Neuroendocrinology, v. 19, n. 6, p. 439-448, June 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.