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Formação de equivalência de estímulos através de reforçadores comuns utilizando tarefas de discriminação condicional

Processo: 93/04086-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1994
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1995
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Cybelli Lavoie
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Pré-escolar   Equivalência de estímulos

Resumo

O presente trabalho de pesquisa consta de três estudos com crianças normais, pré-escolares. O primeiro tem como objetivo investigar se após o treino de discriminação condicional com três membros em quatro conjuntos de estímulos ocorre à formação de equivalência dos estímulos por intermédio de procedimento de reforço específico. O segundo estudo pretende investigar, no caso de sucesso no primeiro estudo, se invertendo-se as contingências de reforçamento para um dos conjuntos de estímulos, também ocorre a formação de equivalência dos estímulos por intermédio de procedimento de reforço específico. O terceiro estudo investigará, nos casos de fracasso em formação de equivalência de estímulos após o treino AB-R e CD-R, ou de reversão de equivalência, a formação de relações nomeação-estímulo, através de treino verbal. Goyos & Lavoie (1992) também utilizaram crianças normais de 5 a 6 anos de idade, utilizando quatro conjuntos de estímulos, mas com dois membros em cada um deles. Os resultados não foram estáveis durante o estudo. Uma das prováveis razões dessa instabilidade pode estar na utilização de quatro conjuntos de estímulos com apenas dois membros em cada um deles. A replicação desse estudo usando quatro conjuntos de estímulos com três membros poderá produzir resultados que venham a reforçar as observações sugeridas pelo mesmo, ou ainda nos fornecer elementos para novas sugestões. (AU)