Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos carboidratos algais extracelulares na dinâmica de metais no reservatório de Barra Bonita

Processo: 00/03122-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Armando Augusto Henriques Vieira
Beneficiário:Sandra Protter Gouvêa
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/07766-0 - Produção e destino dos polissacarídeos extracelulares de origem algal em um reservatório eutrofizado do rio Tietê (estudo de processo), AP.TEM

Resumo

A influência do fitoplâncton e de seus produtos fotossintetizados extracelulares em corpos d'água têm sido o enfoque de vários trabalhos que investigam a especiação e o destino de metais. O presente estudo propõe a avaliação do papel dos produtos fotossintetizados extracelulares por três espécies fitoplanctônicas do reservatório de Barra Bonita (Anabaena spiroide, Microcystis sp e Aulocoseira granulata) em relação à metais. Para tanto este estudo inclui experimentos de laboratório e de campo. Em amostras do reservatório serão determinadas as concentrações totais e algumas espécies metálicas, carboidratos dissolvidos e composição de espécies fitoplanctônicas. No laboratório será avaliada a capacidade de complexação (K' e CL) da matéria orgânica excretada, particularmente os polissacarídeos, por três microalgas planctônicas expressivas no ambiente com alguns metais, produção e caracterização da matéria orgânica excretada e o efeito da formação de agregados gelatinosos nos íons metálicos previamente associados com a matéria orgânica. Ao final do desenvolvimento do projeto pretende-se avaliar, globalmente, o papel dos carboidratos algais no destino de fons metálicos específicos no ambiente. Este projeto é parte do Projeto Temático "Produção e Destino dos Polissacarídeos Extracelulares de Origem Algal em um Reservatório Eutrofizado do Rio Tietê (Estudo de Processos)". (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MB. CUNHA-SANTINO; SP. GOUVÊA; I. BIANCHINI JR; AAH. VIEIRA. Oxygen uptake during mineralization of photosynthesized carbon from phytoplankton of the Barra Bonita Reservoir: a mesocosm study. Brazilian Journal of Biology, v. 68, n. 1, p. -, Fev. 2008.
GOUVÊA, S. P.; VIEIRA, A. A. H.; LOMBARDI, A. T. Copper and cadmium complexation by high molecular weight materials of dominant microalgae and of water from a eutrophic reservoir. Chemosphere, v. 60, n. 9, p. 1332-1339, Sept. 2005.
GOUVÊA‚ S.P.; VIEIRA‚ A.A.H.; LOMBARDI‚ A.T. No effect of N or P deficiency on capsule regeneration in Staurodesmus convergens (Zygnematophyceae‚ Chlorophyta). PHYCOLOGIA, v. 41, n. 6, p. 585-589, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.