Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção diagnóstica do genoma de Hantavírus brasileiros com sequenciamento nucleotídico para o estudo filogenético e clonagem com expressão de proteínas virais visando a produzir antígenos recombinantes

Processo: 00/12638-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Luiz Tadeu Moraes Figueiredo
Beneficiário:Marcos Lázaro Moreli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Pretende-se com esse Projeto de Pesquisa padronizar primeiramente uma Técnica de RT-PCR e nested-PCR a partir do sangue e de fragmentos de órgãos de pacientes com Síndrome Pulmonar e Cardiovascular por Hantavírus e de roedores silvestres infectados. Sequencias nucleotídeas de G1, G2 e N de Hantavírus brasileiros serão analisadas quanto às características filogenéticas e bioquímicas. Finalmente, pretende-se clonar e expressar genes de N de Hantavírus brasileiros em bactérias visado a produção de antígenos recombinantes para o uso em testes imunoenzimáticos no intuito de desenvolver métodos diagnósticos destas infecções por Hantavírus com reagentes próprios. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORO DE SOUSA, RICARDO LUIZ; MORELI, MARCOS LAZARO; BORGES, ALESSANDRA ABEL; CAMPOS, GELSE MAZZONI; LIVONESI, MARCIA CRISTINA; MORAES FIGUEIREDO, LUIZ TADEU; PINTO, ARAMIS AUGUSTO. Natural Host Relationships and Genetic Diversity of Rodent-Associated Hantaviruses in Southeastern Brazil. Intervirology, v. 51, n. 4, p. 299-310, 2008. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.