Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização da operação e projeto de estações de tratamento de efluentes líquidos industriais por lodos ativados

Processo: 99/05575-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:José Mauricio Pinto
Beneficiário:Ricardo de Gouveia
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM

Resumo

Sistemas de tratamento de efluentes industriais vêm adquirindo caráter prioritário dentro dos processos produtivos das fábricas. Efluentes líquidos são gerados em função dos processos de produção sendo o tratamento destes feito geralmente pelo sistema de Iodos ativados (mais utilizado). Em geral o sistema de Iodos ativados destinados a efluentes industriais não apresentam ferramentas sistemáticas para operação e projeto eficiente de estações de tratamento. Este projeto objetiva desenvolver metodologias para o projeto e operação ótimos de sistemas de tratamento de efluentes líquidos industriais, compostos essencialmente por sistema de Iodos ativados e tanque de equalização, utilizando para isto parâmetros e variáveis usualmente medidas ou analisadas em estações de tratamento de efluentes. O projeto será dividido em: cumprimento dos créditos em disciplinas; pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo; modelagem do problema (tanques de equalização independentes, múltiplas linha de produção, projeto, etc.); estimação de parâmetros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
R. GOUVEIA; J.M. PINTO. Optimal policies for activated sludge treatment systems with multi effluent stream generation. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 17, n. 4-7, p. -, Dez. 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.