Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da técnica de reação de polimerização em cadeia (PCR) para detecção de enteropatógenos

Processo: 00/00912-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Affonso Scaletsky
Beneficiário:Kátia Regina Silva Aranda
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14505-5 - Epidemiologia da diarréia aguda e persistente no Brasil com especial relevância para agentes enteropatogênicos emergentes, AP.TEM
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Diarreia   Escherichia coli   Sorotipagem

Resumo

Para detecção de Escherichia coli diarreiogênica, o procedimento normalmente utilizado consiste no isolamento de colônias bacterianas, a partir das fezes e, identificação dessas colônias através de sorotipagem e biotipagem. Como nem todos os membros de uma espécie bacteriana apresentam propriedades de virulência é necessário o uso de métodos genéticos e biológicos para confirmação da patogenicidade das amostras. Esses ensaios além de trabalhosos, empregam cultura de tecidos e material radioativo, o que os torna de difícil execução e grande demora na obtenção dos resultados. O presente projeto tem como objetivo introduzir o uso de PCR na pesquisa de enteropatógenos diretamente nas fezes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIRATA‚ N.S.T.; DOUGHERTY‚ E.R.; BARRERA‚ J. Iterative design of morphological binary image operators. Optical Engineering, v. 39, n. 12, p. 3106-3123, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.