Busca avançada
Ano de início
Entree

Anestésicos locais: interação com membranas fosfolipídicas e peptídeos do canal de sódio voltagem dependente

Processo: 00/00362-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Leonardo Fernandes Fraceto
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/01451-9 - Anestésicos locais: síntese, propriedades estruturais e físico-químicas e interação com membranas modelo e biológicas, AP.TEM
Assunto(s):Anestésicos locais   Canais de sódio

Resumo

Anestésicos locais (AL) são moléculas anfifílicas que apresentam como principal ação farmacológica a de interromper o processo de excitação e condução do estímulo nervoso em fibras nervosas periféricas, causadas pela ligação do AL na proteína canal de sódio. No entanto a interação do AL com a proteína canal de sódio não está clara até o presente momento, mas sabe-se que as membranas apresentam um papel fundamental no mecanismo de anestesia. Tem se proposto que o mecanismo de anestesia envolva a passagem do anestésico local pela membrana e que esta seja uma "via de acesso" para um sítio de ação na proteína canal de sódio voltagem dependente. Desta forma neste presente trabalho, pretendemos (dentro do projeto temático de estudo dos anestésicos locais e sua interação com membranas, Proc. FAPESP 96/1451-9) estudar a interação de dois anestésicos a lidocaína (uma amino-amida, ionizável e pH fisiológico) e a benzocaína (um éster, neutro em pH fisiológico) tanto, com peptídeos (que serão sintetizados) importantes no processo de inativação do canal de sódio, quanto com as membranas biológicas, utilizando para isso técnicas espectroscópicas como Ressonância Magnética Nuclear, Dicroismo Circular e Infra-vermelho, de forma a obter informações estruturais específicas que poderão elucidar o entendimento do mecanismo de anestesia local. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRACETO, LEONARDO F.; OYAMA JÚNIOR, SÉRGIO; NAKAIE, CLÓVIS R.; SPISNI, ALBERTO; PAULA, ENEIDA DE; PERTINHEZ, THELMA A. Interaction of local anesthetics with a peptide encompassing the IV/S4-S5 linker of the Na+ channel. Biophysical Chemistry, v. 123, n. 1, p. 29-39, Aug. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRACETO, Leonardo Fernandes. Anestésicos locais: interação com membranas e fragmento do canal de sódio voltagem dependente. 2003. 120 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.